Código de Conduta Interna

CÓDIGO DE CONDUTA INTERNA | Rev.00 - 2019

Bem-vindo ao ARIZY MUSIC

Sumário

  • 1. Apresentação da empresa.
  • 2. Responsabilidades da liderança.
  • 3. Dúvida e o dever de reportar irregularidades.
  • 4. Conduta interna.
  • - Conduta perante clientes.
  • - Ambiente livre de assédio.
  • - Álcool, drogas e porte de armas.
  • - Segurança de trabalho e de instalações, proteção da saúde.
  • - Princípios gerais.
  • 5. Diretrizes aos funcionários e professores.
  • 6. Não será permitido.
  • APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

    O Arizy Music é uma empresa nacional instalada na cidade de São Paulo que atua em todas as diretrizes da música ajudando os músicos na sua formação e condução de atividades tendo como objetivo promover uma cultura ética e alinhando as premissas do Arizy Music.

    O Código do Arizy Music aplica-se a todos clientes da loja e dos estúdios, funcionários, professores, alunos e acompanhantes. A “Conduta Interna” é para ser seguida conforme com o nosso Código de Conduta.

    O trabalho em equipe é cultivado em um ambiente respeitoso com postura ética, comunicação objetiva, disciplina e foco em resultados, dando oportunidades para que as pessoas cresçam e sejam valorizadas conforme seus resultados.

    Responsabilidades dos empregados e professores:

  • - Ler, familiarizar-se e observar o conteúdo do Código do Arizy Music;
  • - Conhecer e seguir nossas políticas e valores;
  • - Reportar, caso identifique qualquer circunstância que possa violar as regras do Código, leis, regulamentos ou políticas do Arizy Music;
  • - Incentivar o respeito a essas disposições por todos os terceiros que se relacionam com o Arizy Music;
  • - Cooperar em caso de apuração de potenciais infrações;
  • - Prestar informações quando solicitado;
  • - Não se envolver em situações de possível conflito de interesses;
  • - Familiarizar-se com as regras internas de alçadas, poderes e tomada de decisões;
  • - Agir com tolerância zero à corrupção;
  • - Manter sigilo e confidencialidade das informações do Arizy Music e das demais marcas que compõem o grupo;
  • - Seja profissional, cuidadoso e for preciso se manifestar em público e ao criar registros, especialmente em mídias digitais, incluindo e-mails ou mensagens instantâneas. Pare e pense: isso “pegaria bem” para empresa essa publicação?;
  • - Não use ferramentas de trabalho, e-mail corporativo, marcas ou outros símbolos do Arizy Music para obter vantagem pessoal, seja patrimonial ou de outra natureza.
  • RESPONSABILIDADES DA LIDERANÇA

    Quanto aos membros da liderança do Arizy Music, esperamos que tenham as mesmas responsabilidades dos colaboradores, e também sejam modelos positivos para seus liderados e apoiem suas equipes, de modo que:

  • - Criem um ambiente de respeito mútuo e inclusivo;
  • - Encorajem seus colaboradores a reportar suspeitas de irregularidades e perguntar em caso de dúvida;
  • - Ouçam e respondam às preocupações dos colaboradores;
  • - Façam sua parte para garantir um ambiente isento de retaliações em decorrência de manifestações realizadas de boa-fé pelos colaboradores;
  • - Ajudem a todos a compreender as regras e valores estabelecidos pelo Arizy Music, encorajando-os ao cumprimento;
  • Sejam firmes ao estabelecer os valores e princípios adotados pelo Arizy Music, reconhecendo o comportamento daqueles que promovem a ética e a integridade. Tolerância zero ao trabalho escravo, infantil ou análogo à escravidão, exigindo que os terceiros relacionados às atividades do Arizy Music também atuem da mesma maneira, sendo que os casos suspeitos serão rompidos os laços de trabalho. Tolerância zero à retaliação o Arizy Music não tolera nem permite que seus colaboradores tomem qualquer medida de retaliação contra quem reportar ou apresentar dúvidas ao email veronica.hordones@gmail.com . A retaliação é uma infração aos nossos padrões de conduta, seja ela realizada por meio da intimidação, exclusão, humilhação ou outras formas de hostilizar o colaborador que, de boa-fé, expressar dúvidas com relação a determinada prática ou decisão. O Arizy Music conta com a colaboração de todas as partes envolvidas em suas atividades para respeitar os valores e a conduta ética adotados no presente Código.

    DÚVIDAS E O DEVER DE REPORTAR IRREGULARIDADES

    Posso denunciar uma conduta indevida? É claro que pode – e deve!. Entendemos que é normal se sentir apreensivo ao reportar um problema. Nesse sentido, queremos garantir que prezamos muito pela confidencialidade. No caso de denúncias, você pode optar por permanecer anônimo, embora o Arizy Music encoraje seus colaboradores a se identificarem, para facilitar a comunicação. Caso opte por revelar sua identidade, tomaremos todas as precauções cabíveis para manter o sigilo. Em todo caso, para preservar a reputação e respeitar a todos os envolvidos e garantir que os assuntos sejam apurados de forma sigilosa, é expressamente vetado discutir assuntos relacionados a quaisquer apurações ou investigações internas com outros colaboradores.

    Como nos esforçamos para manter estrito sigilo em todas as investigações, talvez não possamos informá-lo do resultado de uma investigação de um problema reportado por você. Levamos muito a sério todas as denúncias de possível conduta indevida. Por isso, sempre que algo for reportado, investigaremos o assunto de maneira confidencial e avaliaremos se o Código e as políticas internas foram violados para, então, tomar as medidas corretivas pertinentes. Dado que valorizamos a ajuda dos nossos colaboradores na identificação de possíveis problemas que precisam ser sanados, qualquer retaliação contra alguém que levantou uma questão de forma honesta constitui uma violação ao presente Código.

    Se você trabalha com alguém que levantou uma questão ou forneceu informações para uma investigação, você deve continuar a tratar essa pessoa com ética, educação e respeito, sem permitir que o fato tenha qualquer impacto sobre o tratamento dado ao colaborador, ou que tenha qualquer impacto adverso em sua avaliação de desempenho, aumentos ou promoções. Ao mesmo tempo, se você achar que alguém praticou alguma retaliação contra você, nos comunique, por meio do e-mail veronica.hordones@gmail.com ou tel. confidencial (11) 98150-0910.

    Cada um de nós tem a responsabilidade de reportar ao email sobre fato ou circunstância que possa caracterizar uma violação ao Código ou às nossas políticas. Esperamos que nossos colaboradores e terceiros atuem de acordo com o nosso Código de Conduta. O descumprimento desses preceitos será avaliado e sujeitará o infrator colaborador a medidas disciplinares que podem, a depender da gravidade, incluir a demissão por justa causa, e em caso de terceiros, poderá ensejar rescisão contratual.

    O Arizy Music não tolerará nenhum tipo de retaliação àqueles que, de boa fé, reportarem alguma irregularidade. Você poderá falar abertamente com o responsável sobre sua dúvida ou preocupação.

    CONDUTA INTERNA

    O Arizy Music, tem consciência do seu papel como membro responsável da sociedade e de suas responsabilidades perante clientes, parceiros comerciais e empregados. Portanto, o Arizy Music se obriga a ter princípios claros para sua atuação empresarial e social.

    Nosso esforço é visando o sucesso de nosso cliente e o aprimoramento de nossos processos. A Conduta Interna não tem caráter Punitivo, e sim de conscientização para o convívio harmônico e conduta/diretriz padrão para todos os colaboradores.

    Conduta perante Clientes

    O Arizy Music oferece a seus clientes um amplo leque de serviços (Estúdio de música, Escola de música, Gravação, Luthieria, Loja de instrumentos), orientados pelo desejo de atender às necessidades de todos interessados em música. Parte disso é a verificação contínua de nosso processo de atendimento e compreensão das necessidades dos clientes. Informando corretamente os preços dos serviços e organização do local.

    O Arizy Music comporta-se politicamente neutro e não faz doações para partidos políticos ou organizações/fundações que mantenham uma relação estreita com partidos políticos.

    Conduta exigidos aos empregados e professores

    Nossos atos são orientados pela integridade. Para o Arizy Music, a observância das Leis e do direito é o mandamento mais alto. Todos os empregados e professores deverão observar as disposições legais pertinentes a sua atividade. Isso vale para qualquer sistema jurídico no qual eles atuam. Todos os empregados e professores deverão se informar sob responsabilidade própria sobre quaisquer disposições legais a serem observadas na sua atividade, entendendo que depois de 3 (três) advertências a demissão por justa causa será aplicada ou o reembolso do produto enviado errado pelo empregado.

    Os danos ao ambiente de trabalho, nos equipamentos e em ferramentas de trabalho causados pelo colaborador serão descontados em Folha de Pagamento conforme o artigo 462 da CLT em seu parágrafo 1º, sendo acordado nestas Diretrizes que após constatação do dano o empregado poderá realizar descontos da remuneração do colaborador para custeio da manutenção do dano causado, mediante acordo no Aditivo do Contrato de Trabalho.

    O valor da imagem do Arizy Music é fruto de nosso trabalho e de nossa credibilidade. Cabe a cada empregado e professor preservar esta imagem, bem como zelar pela proteção de todas as nossas marcas. Nós somos a empresa e agimos com postura de dono, portanto nossas ações refletem diretamente nas marcas que construímos. Além disso, nos comunicamos com responsabilidade, e a comunicação pública da empresa reflete nosso comprometimento com a integridade e a transparência.

    Os empregados e professores não poderão realizar atividades externas, como prestar consultoria ou ocupar cargo desde que não sejam em organizações com interesses conflitantes ou que façam negócios com o Arizy Music. Os empregados e professores que, por força de seu cargo ou de suas responsabilidades, tiverem acesso informações estratégicas ou confidenciais sobre o Arizy Music ainda não divulgadas publicamente, ou informações pertinentes a Clientes/Fornecedores, nesse caso é dever dos empregados e professores impedirem o acesso de quem quer que seja as informações, redobrando o cuidado com documentos e até mesmo com materiais deixados sobre as mesas, gavetas e armários e digitalmente nos computadores, Rede, compartilhamento eletrônico, email, celulares e etc.

    Como integrante do Arizy Music, os empregados e professores devem ser criteriosos com sua conduta em ambientes públicos, seja em circunstâncias de sua atividade profissional, seja em situações de sua vida privada, agindo com prudência e zelo, não expondo a empresa nem a própria carreira em risco.

    Os interesses particulares dos empregados e professores do Arizy Music e os interesses da empresa devem ser estritamente separados. Um conflito de interesses ocorrerá quando os interesses particulares de alguma forma entrarem em conflito com os interesses do Arizy Music ou mesmo se houver essa percepção. São proibidos a empregados e professores a exigência e ou recebimento de benefícios de terceiros, bem como a oferta e ou a concessão de benefícios a terceiros. Essa regra aplica-se sem exceção.

    Ao término do Contrato de trabalho, o empregado deixará imediatamente de utilizar as informações confidenciais, entregará prontamente ao Arizy Music todas as cópias das informações confidenciais, quer em papel, em forma eletrônica ou outra forma. Destruirá todas as cópias das Informações Confidenciais que restarem em sua posse, quer em papel, em forma eletrônica ou outra forma.

    Que as informações da empresa (Dados das máquinas de cartão, cartões, informações de Clientes, informações dos processos internos e externos, documentos, relatórios, procedimentos, notas fiscais, cupons fiscais, informações sobre funcionários como cartão de ponto de demais informações sobre o know-how e etc.) são sigilosas, não permitindo a cópia, transferência, repasse, fotos ou qualquer outro meio dos arquivos para equipamentos físicos do colaborador (pendrive, HD, entre outros) ou em “nuvem”, nem mesmo a transferência para terceiros sem a autorização da Administração/Direção da empresa. O desrespeito acarretará em punições podendo causar demissão. Segurança da Informação.

    O Empregado deverá manter em sigilo as informações confidenciais, comprometendo-se a:

    não as utilizar para propósitos outros que não o de cumprimento das obrigações assumidas, inclusive após a vigência de seu Contrato de trabalho;

    não as revelar a terceiros, quer direta ou indiretamente, seja mediante a distribuição de cópias, resumos, compilações, extratos, análises, estudos ou outros meios que contenham ou de outra forma reflitam referidas Informações.

    Os direitos e obrigações do empregado referentes às informações são adicionais aos direitos e obrigações relativos a segredos comerciais previstos na lei aplicável. Cada parte concorda que a outra parte reivindique algumas de suas Informações como sendo segredos comerciais. As restrições relativas a não revelação e uso de informações serão aplicáveis a toda informação que consistir em segredo comercial sob a lei aplicável e enquanto tal Informação permanecer sendo um segredo comercial.

    Todas as obrigações assumidas neste Código de Conduta deverão ser zeladas durante o período de trabalho e mesmo após a extinção do contrato de trabalho, qualquer que seja seu motivo, pelo período adicional de 5 anos, contados da data da extinção.

    Ambiente livre de assédio

    O Arizy Music se preocupa em manter um ambiente de trabalho harmonioso e almeja e encoraja um bom relacionamento entre nossos colaboradores. As relações no ambiente de trabalho no Arizy Music devem pautar-se pelo respeito mútuo e valorização da diversidade. Não toleramos condutas que possam caracterizar assédio moral ou sexual, nem qualquer forma de discriminação, seja em razão de raça, cor, origem, procedência, classe social, posicionamento político-partidário, gênero, religião, orientação sexual, idade, aspecto físico ou necessidades especiais. Todos temos o papel de fomentar uma cultura baseada no respeito mútuo:

    Não faça comentários machistas, racistas, homofóbicos ou preconceituosos de qualquer tipo, nem como piada ou brincadeira;

    Não abuse ou explore sua posição hierárquica para obter qualquer tipo de vantagem ou favores, de qualquer tipo;

    Jamais condicione um trabalho ou uma promoção a qualquer tipo de favorecimento;

    Não isole um colaborador de forma proposital, tampouco o impeça de se expressar sem justificativa plausível;

    Evite comentários depreciativos ou potencialmente humilhantes;

    De preferência, não advirta ou apresente críticas negativas isoladas a colaboradores em público;

    Não inicie ou mantenha envolvimento afetivo ou amoroso de qualquer natureza com alunos(as) de nossos estabelecimentos de ensino, independentemente da idade do aluno(a) ou do curso em que o(a) aluno(a) encontra-se matriculado. Tais situações devem ser reportadas ao superior;

    É recomendável que colaboradores com envolvimento afetivo ou amoroso não trabalhem na mesma linha hierárquica, área ou áreas interdependentes. Tais situações devem ser reportadas ao superior para análise de conflito de interesse e possíveis soluções para diminuir o impacto. Caso você seja vítima de discriminação ou assédio, ou caso qualquer evento de discriminação ou assédio dentro do Arizy Music que chegue ao seu conhecimento, você deve reportar a situação o quanto antes ao seu gestor ou ao e-mail veronica.hordones@gmail.com . Apuraremos todos os relatos, mantendo a identidade dos denunciantes em sigilo.

    Álcool, drogas e porte de armas

    O Arizy Music procura sempre manter um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso para todos e espera que todos os empregados, professores, clientes e alunos atuem da mesma forma. Assim, algumas regras relativas ao consumo de álcool e drogas e ao porte de armas devem ser observadas em todos os momentos:

    Dentro do espaço físico do Arizy Music, somente consumo bebidas alcoólicas em caso da compra feita dentro das instalações da empresa, sendo funcionário o consumo estará liberado nas celebrações aprovadas;

    Se você é fumante, apenas fume no jardim de nossas dependências;

    Não consuma drogas ou álcool publicamente utilizando o uniforme do Arizy Music;

    Jamais ingresse em nossas dependências ou desempenhe atividades de trabalho sob efeito de drogas, álcool ou outras substâncias entorpecentes;

    Jamais porte qualquer tipo de arma nas dependências da empresa ou em atividades externas relacionadas, salvo no caso de prestadores de serviço que utilizam armas como instrumento de trabalho, que somente poderão portá-las após a devida identificação e autorização.

    Segurança de trabalho e de instalações, proteção da saúde

    Todos os empregados e professores são responsáveis pela proteção das pessoas e do meio ambiente no seu âmbito de trabalho, apoiando em acidentes e/ou violações.

    Para garantir a segurança dos seus colaboradores, as instalações nas áreas comuns da Arizy Music possuem câmeras de segurança e alarmes.

    Princípios gerais.

    O Arizy Music fará todo o necessário para informar aos empregados e professores sobre as regras pertinentes e os orientará a respeito da observância das regras. O Código de Conduta será enviado por email e ao receber o funcionário assinará um recibo informando que recebeu e leu.

    O Arizy Music exerce suas atividades de forma ética e juridicamente correta e espera o mesmo de seus empregados e professores, com relacionamento transparente, honesto e equilibrado.

    Quaisquer sintomas/dores/incômodos sobre o trabalho que o colaborador esteja sentindo, é primordial a comunicação ao responsável do período e a comunicação com o médico do trabalho (exame periódico ou encaminhamento para consulta), dessa forma o auxílio ao colaborador será fornecido mediante conselho médico.

    Em caso de questões referentes a este Código e sua observância, os funcionários ou colaboradores deverão primeiramente tentar esclarecer o assunto com seus superiores ou com os departamentos competentes da respectiva empresa.

    DIRETRIZES AOS FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES

    O Arizy Music tem como política e objetivos da qualidade garantir a satisfação dos clientes, através da qualidade dos serviços.

    O contrato de trabalho possui Contrato acordo com a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) onde o colaborador ao iniciar as atividades, seguirá os termos conforme o regulamento interno e competências necessárias. O funcionário, além de executar com dedicação, zelo e lealdade o seu serviço, deverá cumprir o regulamento do Arizy Music, as ordens emanadas de seus superiores, as instruções e ordens da administração, relativas às peculiaridades dos serviços que lhe forem confiados. Os funcionários se comprometem a trabalhar em regime de compensação de horas conforme acordo, sempre que as necessidades assim exigirem, observadas as formalidades legais.

    Os professores em formato Pessoa Jurídica – prestador de serviço – para atividades exclusivas da empresa, a Conduta Interna e Diretrizes rege igualmente.

    Os salários serão previamente estabelecidos no Contrato de Trabalho. O comprovante do pagamento é mediante a assinatura por escrito do colaborador.

    Os empregados e professores precisam entender como contribuir com a Política da qualidade:

    Garantindo a satisfação de nossos clientes através da qualidade de nossos serviços, de atendimento ao cliente virtual e pontual na loja física;

    Elaborando o processo administrativo, conforme o que foi passado na experiência;

    A organização interna necessita estar limpo e organizado para novas tarefas. É de suma importância que os empregados e professores entendam a forma que o setor deve ser organizado. A utilização das dependências da empresa é de uso coletivo e depende plenamente da colaboração de todos.

    Na hipótese de descumprimento de alguma cláusula, o empregado ou professor, além das perdas e danos de ordem moral e material, pagará ao Arizy Music multa de 10 (dez) vezes o valor do maior recebimento do Contrato de trabalho.

    NÃO SERÁ PERMITIDO

    Alterações dos padrões de trabalho sem a devida comunicação e autorização do responsável de imediato. Os materiais devem ser alocados de modo a não prejudicar o trânsito de pessoas, deixando o acesso livre ao combate a incêndio, não obstruir portas ou saídas.

    O armazenamento do estoque deve ser planejado de forma a não prejudicar a estabilidade das pilhas de caixa de papelão.

    Celulares e emails pessoais em horário de serviço, bem como dentro do ambiente de trabalho, evitando a distração e causando danos à integridade física do colaborador.

    O acúmulo de objetos não necessários a atividade, encontrados no ambiente de trabalho e capazes de acarretar doenças profissionais ou qualquer outro prejuízo a saúde do trabalhador.

    O acesso a conteúdo adulto, pornografia, sites de relacionamento pessoal, email de propagandas e etc.

    Atrasos, saída antecipada, ausência não serão tolerados sem justificativas. O não comparecimento a empresa sem aviso ao responsável, sofrerá descontos em Folha de Pagamento caso não seja justificado em até 24hs.

    Declaração de Comparecimento não será aceito como forma de abono. Somente “Atestado Médico” é aceito (deve conter data, código do CID, carimbo com CRM do Médico, assinatura e período de afastamento). Será concedido após a documentação entregue no prazo de 24hs.

    Histórico de alterações:

    REVISÃO 01

    Emissão inicial mar/2019

    Fale Conosco

    (11) 2721-5643

    Estamos sempre prontos para melhor atendê-los

    Contato