Na Assíria (atual território de Israel), surgem pratinhos de metal do tamanho da palma da mão capazes de produzir um som bem diferente dos tambores de madeira. O novo instrumento só chegaria à Europa no século seguinte.
Materiais mais sofisticados passam a ser usados na estrutura dos tambores. Os batuques ganham sons mais altos e chamativos e passam a fazer parte dos desfiles militares. No século 17, é a vez de as orquestras acolherem os tambores.
Década de 1890 vários músicos tocavam tambores de diferentes tamanhos em uma mesma banda. Com a invenção do pedal, o percussionista passou a tocar vários simultaneamente. Por volta de 1930, surgiram as primeiras baterias com a cara atual, com chimbal, caixa e bumbo.
Você sabia?
Década de 1990:
Surgem as baterias eletrônicas. No lugar dos pratos e tambores, pequenas esferas de borracha imitam todo tipo de som. Algumas baterias têm mais de 20 peças, mas as peças básicas são: caixa, chimbal, bumbo, tom-tom, pratos, baquetas e surdo
A educação centrada na música foi objeto de profunda reflexão por parte de Platão, que considerava que a harmonia e a predisposição da alma são determinadas por sentimentos estéticos.